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d2 (Coleção)



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Teste d2 - Atençao Concentrada
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Características

Autores: Rolf Brickenkamp


d2

Atenção Concentrada


Avaliação da atenção concentrada visual e, em sentido mais amplo, da capacidade de concentração. Destina-se a sujeitos de 9 a 52 anos. Utilizado na avaliação da aptidão para dirigir veículos e para outras profissões que exijam concentração e atenção visual. Indicado também para diagnóstico na área clínica, escolar e do desenvolvimento, para seleção profissional e experiências psicofarmacológicas.


Material (Coleção):

01 Manual;

25 folhas de resposta;

02 crivos de correção (omissão e erro);

01 régua.


População: O instrumento é destinado à indivíduos entre 09 e 52 anos de idade.

Aplicação: Individual ou coletiva.

Tempo de aplicação: 08 minutos.

Contexto recomendado: Organizacional, Clínico e Escolar. 


*Material restrito à psicólogos.


Descrição:

A tarefa do sujeito consiste em riscar todas as letras d acompanhadas de dois traços, que podem estar em cima, embaixo ou um embaixo e outro em cima, conforme os exemplos da folha de respostas. Inicialmente é realizado um exercício de treino. Em seguida o examinador explica quais os sinais que deveriam ter sido marcados para que os próprios sujeitos façam a correção. Após virar a folha, o examinando deverá riscar os mesmos sinais, tendo um limite de 20 segundos para realizar cada linha, quando o examinador avisa para passar para a próxima linha. Os sinais a serem marcados estão misturados a outros semelhante distribuídos em 14 linhas.

A avaliação é fácil e rápida, feita com dois crivos e uma régua, que permitem computar além do número de sinais examinados em cada linha, dois tipos de erros: omissões e marcações incorretas.
O número de sinais examinados nas 14 linhas constitui o resultado bruto (RB). Calcula-se a porcentagem de erros (E%) em relação ao resultado bruto e o resultado líquido (RL), que é a diferença entre o resultado bruto e o total de erros. Também é avaliada a flutuação do desempenho durante a execução através da amplitude de oscilação (AO). As normas fornecem percentis para RB, RL, E% e AO.

Correção Informatizada:

O d2 conta com correção informatizada online e geração automática de relatório quantitativo de todos os parâmetros e enquadramento de percentis, sem custo adicional. Basta apurar os erros e acertos com os crivos e régua e entrar com a contagem no sistema. Acesse correcao.cetepp.com.br

Padronização Brasileira:

A amostra da padronização brasileira foi composta de 3.417 sujeitos, divididos em dois grupos: escolares e profissionais. O grupo de escolares foi constituído por 1.081 sujeitos entre 9 e 22 anos, sendo 704 do 1º grau e 377 do 2º grau, provenientes de 14 escolas sorteadas de todo o Município de São Paulo. O grupo de profissionais foi constituído de 2.336 funcionários e candidatos a emprego em 5 empresas, divididos em três níveis de escolaridade: 1º, 2º e 3º graus. Não foi constatada a diferença entre os sexos, diferentemente da amostra alemã. Foram construídas tabelas separadas para escolares, profissionais e motoristas, considerando a idade e o grau de escolaridade.

Precisão:

O autor relata vários estudos de precisão abrangendo a consistência interna, a estabilidade e a forma equivalente. Na padronização brasileira a precisão foi estudada pela divisão do teste em linhas pares e ímpares e pelo reteste após 45 dias. Para a amostra total as correlações corrigidas pela fórmula de Spearman-Brown foram: 0,96 para RB, 0,97 para RL, 0,93 para E% e 0,35 para AO. Pelo reteste as correlações foram: 0,86 para RB, 0,85 para RL, 0,57 para E% e -0,056 para AO. Portanto a AO apresenta precisão reduzida devendo ser considerada apenas para uma indicação qualitativa.

Validade:

O autor apresenta várias evidências de validade através de estudos de validade simultânea e de grupos contrastantes. Em relação à validade simultânea, os resultados do d2 foram correlacionados com vários testes de atenção concentrada, tendo sido obtidas correlações estatisticamente significantes. O teste mostrou validade satisfatória na comparação de motoristas infratores e não infratores. O autor também apresenta dados da validade fatorial do teste. 


Padronização

Irai Cristina Boccato Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia Escolar e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo na graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação de desenhos, desenho da figura humana e testes de inteligência. Membro da Academia Paulista de Psicologia na Cadeira 31. Membro da Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, atualmente na função de Secretária de Publicações.

 

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